Aparecem na composição da célula sob duas formas básicas: imobilizada e dissociada. Apresentam-se sob a forma imobilizada como componentes de estruturas esqueléticas (casca de ovos, ossos, etc). Sob forma dissociada ou ionizada aparecem da seguinte forma:
1) Cálcio: Componente dos ossos e dos dentes. Ativador de certas enzimas. Por exemplo: enzimas da coagulação.
2) Magnésio: Faz parte da molécula de clorofila; é necessário, portanto, à fotossíntese.
Ferro: Presente na hemoglobina do sangue, pigmento fundamental para o transporte de oxigênio. Componente de substâncias importantes na respiração e na fotossíntese ( citicromos e ferrodoxina).
3) Sódio: Tem concentração intracelular sempre mais baixa que nos líquidos externos. A membrana plasmática, por transporte ativo, constantemente bombeia o sódio,que tende a penetrar por difusão. Importante componente da concentração osmótica do sangue juntamente com o potássio.
4) Potássio: É mais abundante dentro das células que fora delas. Por transporte ativo, a membrana plasmática absorve o potássio do meio externo. Os íons sódio e potássio estão envolvidos nos fenômenos elétricos que ocorrem na membrana plasmática, na contração muscular e na condução nervosa.
5) Fosfato: Componente dos ossos e dentes. Está no ATP, molécula energética das atividades celulares. É parte integrante do DNA e RNA, no código genético.
6) Cloro: Componente dos neurônios (transmissão de impulsos nervosos).
7) Iodo: Entra na formação de hormônios tireoidianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário