Posteriormente à Guerra dos 100 anos, a Inglaterra e a França voltaram a se enfrentar na Guerra dos 7 anos (1756-a763), guerra que teve como motivo a disputa por territórios, entre eles o norte da colônia britânica na América, ocupada por colonos franceses. A superioridade bélica da Inglaterra fez-se valer, porém, apesar de vencer, mergulhou em uma forte crise econômica devido aos gastos militares.
Visando recuperar sua economia, a Inglaterra adotou uma nova política administrativa as suas colônias, caracterizada pelo arrocho do pacto colonial. Até então, as 13 colônias britânicas possuíam autonomia econômica e até mesmo as colônias do sul, que dependiam totalmente do mercado externo, principalmente do mercado inglês, gozavam de certa autonomia, pois tinham relações comerciais com diversos países. Este fato é marcado principalmente com os triângulos comerciais organizados pela Nova Inglaterra, envolvendo 3 países/regiões e 3 produtos distintos.
Visando superar a crise enconômica, a Inglaterra institui nas suas colônias os famosos Atos Ingleses, dentre eles:
- Lei do Açúcar: taxava o açúcar que não fosse produzido nas Antilhas, diminuindo a concorrência do açúcar americano.
- Lei do Selo: fixação de selos em documentos legais, contratos, jornais etc.
- Lei do Aquartelamento: os colonos deveriam alojar, fornecer os víveres e parte do transporte às tropas inglesas remetidas para a colônia.
Os colonos americanos exigiam a revogação dos Atos e no máximo conseguiam a sua diminuição e raramente a anulação. Porém, outra lei reiniciou a crise:
- Lei do Chá: dava o monopólio do chá à Cia. das Índias Orientais, na qual vários políticos ingleses tinham interesses econômicos.
Em represália à última lei, comerciantes fantasiados de índios destruíram várias caixas de chá, tiradas dos porões dos barcos estacionados no porto, evento conhecido como Boston Tea Party. Em contrapartida, a Inglaterra baixou as Leis Intoleráveis (1774), que interditavam o porto de Boston até o ressarcimento dos prejuízos, aquartelamento de tropas na cidade de Boston, dentre outras medidas. Além dos prejuízos aos comerciantes, os agricultores também foram afetados pelos Atos Ingleses. O Ato de Quebec passou para o controle do governador de Quebec grande parte das terras disponíveis do Centro- Oeste. Era de pretensão inglesa evitar a conquista de novas terras a oeste, facilitando o controle dos colonos na faixa litorânea.
As Leis Intoleráveis determinaram a convocação do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia (1774), de caráter não-separatista, que enviou ao Parlamento e ao rei uma petição pedindo a revogação das Leis Intoleráveis. Nada resolvido. Em 1775 foi convocado o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, agora de caráter separatista. George Washington, que viria a ser o primeiro presidente norte americano, foi nomeado comandante das forças americanas e Thomas Jefferson foi encarregado de redigir a Declaração da Independência.
O apoio francês foi decisivo na conquista da vitória pelos americanos, apoio dado porque visava reconquistar os territórios perdidos a Inglaterra na Guerra dos 7 anos. Em 1787 a Constituição determinava o regime republicano presidencialista, com a divisão de poderes baseada em Montesquieu. A Revolução Americana serviu de exemplo para a Independência de outras colônias americanas, a exemplo do Brasil. Sua Declaração dos Direitos do Homem foi o modelo para a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão na Revolução Francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário