sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os Líquenes

Os líquenes são associações de ALGAS e FUNGOS. A associação constitui um MUTUALISMO (simbiose), já que é harmônica e os dois seres levam vantagens. As algas realizam fotossíntese e forncem alimento orgânico aos fungos. Estes envolvem as células das algas com suas hifas, protegendo-as, além de formarem os rizóides, que retiram água e nutrientres minerais do substrato.
Os líquenes são vegetais pioneiros, muito resistentes, que vivem sobre rochas, troncos de árvores etc. Quando vivem sobre rochas, produzem ácidos que promovem a sua decomposição, preparando o solo para a vinda de outros vegetais.
A reprodução destes seres é feita assexuadamente, por meio de SORÉDIOS ou PROPÁGULOS, que são verdadeiros fragmentos do corpo do líquen, constituídos por hifas do fungo que envolvem algumas células da alga.
Os sorédios são transportados pelo vento e originam novos líquenes, quando caem em ambientes favoráveis.


Os líquenes, são capazes de sobreviver em diferentes habitats e são muito sensíveis a substâncias tóxicas, particularmente o dióxido de enxofre, sendo, por isso, úteis como indicadores da poluição do ar atmosférico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário